terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cronograma Capilar ~ Post Completão

Esse assunto é um pouco complexo, mas consegui várias informações importantes. Se prepare, o post será longo, e terá outros posts para completar. Lembrando que eu não sou nenhuma expert no assunto, apenas me interesso e pesquiso muito na internet.

O Cronograma Capilar é uma "agenda" de tratamentos, um ciclo de cuidados que devem ser respeitados para um resultado satisfatório. O cronograma tem o objetivo manter o nível de pH e de umidade necessária aos fios e de repor todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia (seja por exposição ao sol, cloro de piscina, água muito quente do chuveiro, poluição, uso excessivo de secador e chapinha, etc) reestruturando os fios, melhorando assim seu aspecto. Ele serve para recuperar os fios danificados por descolorações, químicas, etc, e mantê-los sempre lindos e saudáveis.
Se seu cabelo está danificado é possível recuperá-los com o cronograma. E se for natural, o cronograma apenas o deixará mais bonito e saudável.
É um processo pra vida, não é só aplicando 1 único produto uma única vez e relaxar que vai salvar seus fios e deixar lindo eternamente. Os cabelos precisam de cuidados diários e semanais, pois NÃO EXISTE MILAGRE. Recuperar os fios é possível, mas é preciso paciência para esperar os efeitos gradativos dos produtos e disciplina para manter o tratamento mesmo que ainda não tenha obtido resultados.

Etapas do Cronograma:
Nos erroneamente chamamos o ato de passar creme no cabelo de "fazer uma hidratação" e pensamos que apenas fazendo isso uma vez na vida irá recuperar todos os tipos de danos no cabelo, mas na verdade a hidratação é apenas uma das etapas de recuperação capilar.
Hidratar o cabelo é apenas uma reposição de água nos fios. E além de água, o cabelo também precisa de nutrição (reposição lipídica) e reconstrução (trata-se de fortalecer/reconstruir os fios).

O cronograma consiste em 3 etapas:
Hidratação: Reposição hídrica (água) com a ajuda de vitaminas e extratos vegetais. Indicado para cabelos opacos, ressecados (molhado fica normal, seco parece vassoura). Super importante para um cabelo com aspecto macio, suave, leve, com balanço, sedoso, saudável e pronto para receber as outras duas etapas. O excesso não causa nada de mais, apenas faltará a nutrição e reconstrução.
Nutrição: Reposição lipídica (nutrientes) com a ajuda de óleos e manteigas VEGETAIS, tudo NATURAL! Nada de usar óleo mineral nos cabelos ein. Indicado para cabelo com frizz, com excesso de volume, sem balanço, desalinhado, poroso, sem forma, espigado, sem brilho, sensível a escova, quebradiço, molhado fica elástico. Super importante para reter a água da hidratação e deixar os fios mais maleáveis, flexíveis, sedosos, sem frizz, sem volume, sem pontas duplas e com brilho. O excesso faz com que o fio fique oleoso, pesado e parecendo que está sujo.
Reconstrução: Reposição proteica (massa) com a ajuda de queratina, colágeno, proteínas e aminoácidos. Serve para tratar a fibra capilar de dentro para fora. É a etapa mais potente do cronograma. Indicado para cabelos frágeis, elásticos, fino, ralo, sem movimento, com pouca massa, extremamente quebradiço, molhado continua espigado/duro. Super importante para um cabelo com "corpo", massa, força e resistência. O excesso causa o efeito contrário, o cabelo fica rígido e quebra, as pontas ficam espigadas e o cabelo fica com aparência de danificado, facilmente sendo confundido com falta de reconstrução.

TODO cabelo precisa passar por estas três etapas, até mesmo um cabelo virgem, o que diferencia é a quantidade de cada tratamento para cada caso específico. O ideal é que pelo menos uma vez por semana seja feita uma hidratação ou nutrição, e uma vez por mês uma reconstrução.

Qual produto se encaixa na etapa??
Basta ler a composição.
Produtos para hidratação: babosa (aloe vera), d-panthenol (vitamina A), tocoferol (vitamina E), vitamina B5, ácido lático, sorbitol, uréia, silicone (solúvel em água ein! porfa), produtos à base de frutas, vegetais, algas ou ervas (nome científico + extract), mel, açúcar, bepantol, glicerina, entre outros. Você encontra produtos que tenham esses componentes com mais facilidade em mercados e farmácias do que os produtos para as outras etapas.
Produtos para nutrição: ceramidas, proteínas hidrolisadas, manteigas e óleos (nome científico + butter ou oil): argan, ojon, karité, tutano, abacate, cupuaçu, coco, murumuru, amêndoa, girassol,semente de uva, jojoba, cacau, macadâmia, coco, hortelã, mamona/rícino, semi di lino/linhaça, cenoura, azeite de oliva extra virgem (que não passou por nenhum processo de refinamento, portanto não contém tanta química) e cera de carnaúba. Também vale umectação com óleos 100% vegetais.
Produtos para reconstrução: queratina, colágeno e aminoácidos (arginina, lisina, prolina, cisteína, metionina, glicina, alanina, serina, vanina, etc).

Que produtos usar?
Como nem todo mundo tem condições de investir em linhas completas de tratamento para cada etapa, foque nas máscaras, que é onde mora o tratamento intensivo. Você pode muito bem fazer um excelente cronograma utilizando apenas UMA máscara de potão, e potencializá-la com ampolas/bepantol/etc para hidratação, batizá-la com óleos para fazer nutrição ou queratina líquida para reconstrução. Ou seja, não é porque você não pode comprar diversos produtos que você não conseguirá tratar adequadamente dos fios. Preste atenção ao pH. O cabelo tem um nível de pH e de umidade que deve ser mantido para mantê-lo saudável. O pH deve ser mantido entre 4,2 e 5,8, ou seja, é um pH ácido. Todos os produtos que entram em contato com as madeixas devem manter esse pH, pois se um produto com pH alcalino (acima de 7) entrar em contato com o fio ele ficará cada vez mais seco pois esse pH faz abrir as cutículas. A umidade do cabelo deve ser mantida em 15%.

Como montar meu cronograma?
A agenda padrão é assim:
1° fase: Hidratação - 2 dias sem lavar - Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar
2° fase: Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar
3° fase: Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar - Reconstrução - 2 dias sem lavar
Depois da 3° fase repete a 1° e mantém o ciclo.

Como personalizar o cronograma?
Quanto à quantidade de lavagens, se você não consegue ficar 2 dias pode ficar 1 só, não tem problema, esse é o tempo que o produto aplicado se manterá fazendo efeito.

Você também pode alterar a quantidade de etapas. Mas antes de começar a adaptá-las à sua necessidade capilar, é necessário saber qual o seu tipo de cabelo (seco, ressecado, oleoso, misto, etc) para poder focar na etapa certa de acordo com o que o fio precisa. Exemplo:

Seu cabelo é oleoso » faça mais hidratações do que nutrições (porque a nutrição é feita com manteiga e óleos, e o fio já possui sua gordura natural).
Seu cabelo é seco » faça hidratação e nutrição de forma equilibrada (porque a nutrição fixa a hidratação).
Seu cabelo é misto » faça as etapas normalmente, e na nutrição use o produto apenas nas pontas.

Todos os tipos de cabelos precisam de pelo menos 1 reconstrução mensal para repor a massa e a queratina do fio. Mas antes de fazer a reconstrução é preciso fazer hidratação e nutrição. Não use queratina em excesso, o ideal é a cada 15 ou 30 dias. Se o seu cabelo está danificado por processos químicos pode fazer uma reconstrução a cada 15 dias até conseguir recuperar a aparência dos fios, depois volta para apenas 1 reconstrução mensal.

Seu cabelo está fraco » aumente as reconstruções:
Hidratação - pausa - Nutrição - pausa - Reconstrução
E mantém esse ciclo até a fio ficar mais resistente.

Seu cabelo está sem maleabilidade » aumente as nutrições:
1° fase: Hidratação - pausa - Nutrição - pausa - Nutrição - pausa
2° fase: Hidratação - pausa - Nutrição - pausa - Nutrição - pausa
3° fase: Hidratação - pausa - Nutrição - pausa - Reconstrução - pausa
Depois da 3° fase repete a 1° e mantém o ciclo.

Seu cabelo está ressecado » aumente as hidratações:
1° fase: Hidratação - pausa - Hidratação - pausa - Hidratação - pausa
2° fase: Nutrição - pausa - Hidratação - pausa - Hidratação - pausa
3° fase: Hidratação - pausa - Nutrição - pausa - Hidratação - pausa
4° fase: Nutrição - pausa - Reconstrução - pausa
Depois da 4° fase repete a 1° e mantém o ciclo.

Altere até que esteja satisfeita, depois de estar com os fios recuperados pode voltar ao padrão apenas para manter o cabelo saudável.

Mastigando o assunto: é feita uma etapa, fica 1 ou 2 dias sem lavar, faz outra etapa.

Eu prefiro "fazer o que o fio pede". Para saber o que seu cabelo precisa é simples. Faça o seguinte teste:
Pegue um fio do topo da cabeça (esses são os fios mais sensibilizados), enrole as pontas do fio nos dedos indicadores de cada mão e puxe de leve até arrebentar. Existem 4 opções que irão acontecer com esse fio:
1° opção: Você mal puxa o fio e ele se quebra, sem nenhuma elasticidade e força, extremamente seco. Seu cabelo precisa de muita hidratação.
2° opção: Você puxa e o fio estica e não volta ao estado normal, igual a chiclete, e se arrebenta. Seu fio precisa de reconstrução, pois perdeu a estrutura (mas não comece pela reconstrução, faça uma hidratação e uma nutrição antes).
3° opção: Você puxa o fio, ele está endurecido resistente porém sem elasticidade e acaba quebrando. Este fio precisa de muita hidratação e nutrição, menos reconstrução.
4° opção: Você puxa o fio, ele tem elasticidade, porém quando puxa, ele volta a sua forma original e resiste a quebra, só forçando muito a puxada para ele se romper. Parabéns, seu cabelo esta saudável.
Feito esse teste você saberá o que o seu cabelo precisa: hidratação, nutrição ou reconstrução.

Como fazer?
Lave normalmente com o shampoo escolhido (sempre com água fria, no máximo norma, água quente estraga os fios), aplique a máscara mecha por mecha sempre enluvando, deixe o produto agir no cabelo, enxague, aplique condicionador e enxague novamente. Caso for fazer escova ou pranchar, passe um protetor térmico.
Leitora: mas pra que passar condicionador se meu cabelo estava lotado de creme?
O shampoo abre as cutículas para a limpeza (por isso é necessário lavar o cabelo antes de fazer qualquer etapa, porque se a cutícula está fechada o tratamento não é absorvido e vai tudo ralo abaixo). Com as cutículas abertas, aplicamos o tratamento. Mas as escamas ainda estão abertas, pois os cremes não a fecham, por isso é preciso usar condicionador. Assim as cutículas serão fechadas, mantendo os nutrientes dentro do fio.

Notas:
#1: Não pule etapas. Não adianta nutrir o cabelo se ele não tem água suficiente para absorver a nutrição, e não adianta reconstruir se ele não for nutrido e hidratado o suficiente para manter a maleabilidade, senão a reconstrução irá endurecer o fio e causar quebra.
#2: Leave-in, creme de pentear, reparador de pontas, shampoo, condicionador não servem como etapas.
#3: Ao comprar o creme de tratamento, preste muita atenção aos componentes para saber se o produto realmente suprirá o que a etapa pede. Apesar de na embalagem constar que é um produto para nutrição ou reconstrução, na prática muitas vezes eles são apenas uma hidratação porque o componente relativo à nutrição ou reconstrução se encontra numa porcentagem muito pequena (preste atenção na ordem em que os componentes estão, quando os componentes relativos à nutrição ou reconstrução estiverem no fim da lista significa que a porcentagem é pequena demais. Então esse produto é uma simples hidratação).
#4: Se você só tem tempo de fazer os tratamentos à noite, seque o cabelo (nem que seja com secador), não durma com o cabelo molhado/úmido. Secador faz mal, em excesso sim, mas se você não tem outro horário para lavar o cabelo, seque com o secador antes de ir dormir pois se seu cabelo estiver úmido ele ficará abafado secando contra o travesseiro fazendo os fios mofarem.
#5: Se for usar uma fonte de calor no cabelo (secador/chapinha) use protetor térmico: eles são feitos para proteger as fibras capilares do excesso de calor e devem ser utilizados.
#6: O que funciona para um cabelo, de repente pode não funcionar tão bem para o outro.
#7: Não se prendam às "receitas de bolo", onde todo mundo fica preso ao que já foi inventado, usando o mesmo produto, do mesmo jeito, e ninguém descobre nada de novo. Explore o que é melhor para o SEU cabelo.

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
Em breve farei outros posts com mais detalhes e dicas sobre cada etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário