terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ampolas - Vidrinhos milagrosos

Todas nós desejamos ter cabelos fortes e saudáveis, porém com as agressões diárias do meio ambiente e o constante uso do secador e chapinha, além das tinturas e tratamentos químicos eventuais, torna-se difícil manter os fios bonitos. Poderosas e com fórmulas concentradas, as ampolas foram criadas como forma de facilitar a manutenção do cabelo, trazendo resultados de maneira mais rápida e são ideais para quem não tem tempo para cuidar do cabelo mas faz questão de mantê-lo lindo. Com ação rápida, elas são produzidas com fórmulas que misturam agentes condicionantes e ativos para dar brilho aos cabelos, condicionar os fios cacheados, encorpar os mais finos e prolongar o efeito liso depois da escova progressiva, por exemplo. O diferencial das ampolas em relação às máscaras é que elas têm ação intensiva e agem com maior velocidade nos problemas dos fios apesar de virem em embalagens minúsculas. Porém um procedimento não substitui o outro, especialmente no caso de cabelos com danos severos. O tratamento da ampola é concentrado e por isso ela vem em dose única. Além de aliar praticidade no momento da aplicação e velocidade na obtenção de resultado, elas repõem os nutrientes que as madeixas necessitam, hidratam profundamente e fortalecem a fibra capilar.
Você encontra esses vidrinhos maravilhosos em perfumarias, farmácias ou até em alguns mercados. A faixa de preço é de $1,00 para as básicas até mais de $20,00 para as mais completas.

Tipos de ampolas:

Existem diversos tipos de ampolas para cabelos, mas antes de sair comprando várias ampolas é preciso saber do que seu cabelo precisa para não jogar dinheiro fora, garantindo a eficácia do tratamento. Jamais abra mão de boas marcas, pois a qualidade das ampolas pode fazer a diferença no resultado.

•Alho: Fortalece e nutre os fios.
•Aloe vera (babosa): Hidrata.
•Ceramidas: As ceramidas são lipídios que ajudam a selar as escamas dos fios, impedindo a perda de umidade. Ela dá mais corpo ao cabelo e é indicada para cabelos quimicamente tratados e ressecados.
•Jaborandi: Fortalece os fios e estimula o crescimento capilar. É indicada para cabelos com problema de queda.
•Manteiga de Karité: Indicada para cabelos fracos e ressecados. Proporciona toque aveludado aos fios.
•Queratina: É a principal proteína do cabelo. Indicada para cabelos quimicamente tratados, ressecados, quebradiços e sem brilho. Deve ser usadas com moderação (o ideal é usar de 15 em 15 dias) pois o excesso enrijece o fio causando quebra.
•Semente de Uva: Auxilia na nutrição do bulbo capilar. É um emoliente para os cabelos ressecados. Dá brilho, e deixa os fios mais leves e soltos.
•Semi di Lino: Possui hidratação intensa, proporcionando brilho e maciez aos cabelos.
•Tutano: Fortalece os fios profundamente. Indicado para cabelos secos.
•Vitamina A: Tem poder antioxidante, estimula o crescimento e ajuda a manter a força e a hidratação natural do fio. Devem ser usadas com cautela pois podem levar à queda de cabelo. Essa vitamina está presente em nosso organismo e quando existe a suplementação além do que precisamos, o corpo dá início a um processo de combate do excesso por isso acontece a queda. Assim como a vitamina F, ela auxilia na restauração do filme lipofílico que reveste as camadas dos fios capilares permitindo a retenção da umidade. Trata os cabelos opacos e sem brilho.
•Vitamina E: Quando ingerida juntamente com a vitamina A, se transformam em um antioxidante poderoso, já que combinadas são melhor absorvidas pelo corpo, potencializando seus efeitos benéficos. Nutre os fios profundamente. É indicada para cabelos extremamente secos, fracos e com pontas duplas.
•Vitamina C: Nutre os fios profundamente. Indicada para cabelos muito secos.
•Vitamina D: É ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.
•Extrato de Bambu: Para fortalecimento da raiz, estimulando o crescimento dos fios.
•Óleo de Argan: Ajuda na nutrição capilar. Nutre, fortalece e dá brilho. Favorece também os cabelos que são oleosos na raiz e secos nas pontas, proporcionando equilíbrio aos fios.
•Pró-vitamina B5: Repõe proteínas, lipídios e carboidratos. É indicada para cabelos fracos e quebradiços.
•Manteiga de Murumuru: Extraída de um fruto tipicamente amazônico, a manteiga de murumuru recupera os fios das agressões externas, proporcionando brilho e hidratação.

A forma certa de aplicar

Para aproveitar cada gotinha, siga essas dicas:
· Lave os fios com shampoo e só passe o condicionador se essa recomendação estiver escrita no rótulo da ampola.
· Enxágue bem e retire o excesso de água com uma toalha.
· Divida o cabelo ao meio.
· Coloque um tiquinho da ampola na palma da mão e espalhe em uma mecha fina. Repita o processo em todo o cabelo sempre evitando a raiz para não deixá-la oleosa. Você também pode misturar as ampolas num creme de hidratação básico como o yamasterol ou kanechon (mas só devem ser misturadas apenas no momento do uso num pote separado e jamais diretamente no pote de creme, pois após abertos os componentes oxidam e perdem o efeito) e usar uma vez por semana ou a cada 15 dias. Para acertar na dose, adicione uma ampola de 5 ml para cada três colheres de sopa de creme, misture bem e aplique imediatamente nos fios enluvando e sempre evitando a raiz.
· Deixe agir pelo tempo indicado no rótulo (normalmente de um a três minutos)(ou se estiver misturado no creme deixe cinco minutos). Não é necessário o uso de touca térmica. Os produtos atuais contêm ativos que conseguem penetrar na cutícula dos fios. Antigamente, essa tecnologia não existia e o uso da touca térmica servia justamente para promover a abertura das cutículas.
· Enxágue, seque e finalize como de costume.

Devo misturar as ampolas no condicionador ou máscara capilar?

Se a ampola tiver ação instantânea é indicado misturá-la no condicionador. Já para as ampolas que necessitam de um tempo de pausa, é melhor usá-las diretamente nos fios ou misturadas a um creme.
As ampolas de vitaminas devem ser acrescentadas ao shampoo na hora de lavar os cabelos. caso for misturar num creme, dê preferência a um creme básico (como o yamasterol ou o kanechon) pois você corre o risco de, sem querer, acabar misturando ingredientes incompatíveis que podem anular o efeito ou até piorar a situação dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário